terça-feira, 10 de março de 2009

AULA DIA 12 DE MARÇO

DEBATE SOBRE O TEXTO
PONTOS PARA REFLEXÃO
1. QUAIS SÃO AS CRENÇAS E TRADIÇÕES QUE NOS IMPEDEM DE COMPREENDER A REALIDADE?
2. COMO VENCER O SENSO COMUM E A PRÓPRIA IGNORÂNCIA?
3. COMO VOCÊ INTERPRETA ESSA PASSAGEM DO TEXTO: Não vemos nada além daquilo que nos obrigaram a ver, não repetimos nada além daquilo que nos ensinaram a repetir, não mudamos nada em nós porque não desejamos ser como o prisioneiro que fugiu da caverna e que foi desacreditado, queremos ser iguais, acreditar no que todos acreditam, viver, como todos vivem.
4. Arthur Shopenhauer, filósofo alemão, disse um dia que a verdade atravessa três fases:"Na primeira ela é ridicularizada; Na segunda contrariada; Na terceira, é aceita como o própria prova". PENSE NUM EXEMPLO QUE ILUSTRE ESSE PENSAMENTO.
5. PENSE: O comodismo. Esse tipo de grilhão sufoca a mente e o corpo, e embora seja simbólico e não físico, acaba sendo ainda pior que as correntes de aço que Platão usava em sua teoria, pois na Teoria das Idéias elas prendiam somente a matéria, e a corrente do comodismo e da alienação prende a mente e a vontade de conhecer a realidade. COMO VOCÊ INTERPRETA ESSA QUESTÃO LEVANTADA PELA AUTORA DO TEXTO?
6. O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE ESSE POSICIONAMENTO: Sendo moldados Ética, Moral e Esteticamente pelos padrões da nossa exigente sociedade, através das microrelações e dos micropoderes que sofremos e que, poderemos vir a exercer sobre os outros
7. ANALISE ESSE TRECHO QUE FAZ UMA REFERÊNCIA AO PENSAMENTO DE NIETZSCHE: E o que seria essa verdade ? Nietzsche, em seu livro "Verdade e Mentira no Sentido Extra Moral" nos responde:[...] a verdade e a mentira são construções que decorrem da vida no rebanho e da linguagem que lhe corresponde. O homem do rebanho chama de verdade aquilo que o conserva no rebanho e chama de mentira aquilo que o ameaça ou exclui do rebanho. (...)Portanto, em primeiro lugar, a verdade é a verdade do rebanho.
8. Não queremos saber o que poderíamos ter feito ou o que poderíamos ter sido, não queremos deixar esse lugar seguro que nos mostra sombras que nos alegram, mentiras nas quais desejamos continuar acreditando.Dentro da Caverna nós não somos o que queremos ser, não vemos o que queremos ver, não pensamos o que queremos pensar, nós somos o que os homens de um passado distante foram e nos adestraram a ser. DÊ SUA OPINIÃO A RESPEITO.
9. E surge a questão:o que somos para nós mesmos enquanto dentro da Caverna? O que representamos para o Mundo enquanto levamos essa vida social em forma de rebanho?
10. EXPLIQUE: Einstein explicou isso de forma sutil ao dizer: "Quando uma mente se abre à uma nova idéia, jamais volta ao seu tamanho original. Quando se sai da Caverna e se enxerga a realidade, se torna impossível conviver com a mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário